quarta-feira, 18 de março de 2009

iPoesia

Alguém um dia me perguntou, lendo um poema meu, por quem eu estava apaixonado naquela ocasião na qual escrevi o poema. Ora, não acho que a pessoa deva estar apaixonada para escrever um poema que fale do amor ou de uma mulher desejada, nem acho que ele, o poeta, deva estar triste para escrever um poema lacrimoso. A poesia, além de retratar muito bem a emoção (a coisa do momento) de cada um, também é expressada pelos sentimentos (que todos carregamos o tempo todo). Logo, o poema triste, o poema amoroso, o poema trágico, o poema metalinguístico e os demais poemas são a representação de cada sentimento que o poeta guarda em seu interior. Escrever um poema é trazer esses sentimentos à tona e manifestá-los com a ajuda das palavras e dos sons.
Poesia é sentimento. Sentir e escrever, quando juntos, tranformam o nosso mundo.

Repugno
(Everton Pessan)

Repugno vidas
e escolho almas
Salto os sonhos em busca de sóis
e lavo minha boca impura

escarno

Recruto saudades
e as faço cair
Procuro em pedaços o fruto sem cor
e em meio a almas perdidas
e em meio a olhos escuros
em meio a um brilho fosco

repugno

Nenhum comentário: